Infertilidade? Técnicas de reprodução assistida podem te ajudar a ter filhos
A infertilidade é uma condição do sistema reprodutivo que pode afetar tantos os homens quanto as mulheres. A fertilização in vitro e a inseminação artificial são as principais técnicas de reprodução humana utilizadas para os casais que enfrentam dificuldades para ter um filho. Conheça um pouco mais sobre as diferenças que existem entre cada uma delas.
Fertilização In Vitro
Como a fecundação do óvulo acontece no laboratório, essa é uma técnica considerada de alta complexidade. Nela os ovários recebem medicamentos para estimular o desenvolvimento de folículos que são pequenos compartimentos onde os óvulos são armazenados.
Ao atingir o tamanho adequado, os óvulos são coletados com uma agulha especial inserida na cavidade vaginal. Em seguida, o sêmen também é coletado para que o processo de fertilização dos óvulos seja realizado, assim como aconteceria de forma natural dentro do corpo da mãe.
O desenvolvimento dos embriões é observado durante um período de 3 a 5 dias, e em seguida eles são injetados dentro do útero da mãe. A taxa de sucesso de gravidez gira em torno de 40% e 60%, e esse tipo de procedimento de reprodução humana é indicado para mulheres que geralmente possuem problemas graves de infertilidade.
Inseminação artificial
É considerada uma técnica de baixa complexidade e indicada em casos de infertilidade inexplicada, ou seja, aqueles casos em que não há nenhuma causa aparente. Para que o procedimento seja realizado as tubas uterinas das mulheres precisam estar saudáveis e normais.
O tratamento tem início com a estimulação da ovulação e o controle é feito através de exames de ultrassonografia. No mesmo período em que ocorre a ovulação é colhido o sêmen para seleção dos melhores espermatozoides.
Por um procedimento em que não é necessário anestesia, os espermatozoides são inseridos no útero para que encontrem o óvulo e prossigam com a fecundação de maneira natural.
Antes de optar por qualquer método de reprodução assistida, é recomendável que o casal que esteja tentando engravidar agende uma consulta com um médico especialista para identificar se há algum sintoma de infertilidade.
Quer saber mais sobre os métodos de reprodução humana? Agende uma consulta!