Saúde


Entenda quando acontece o período fértil e quais são os sintomas

10 de junho de 2020 por Humana

O período fértil feminino é o espaço de tempo dentro do ciclo menstrual onde a mulher tem maiores chances de engravidar. Enquanto os homens produzem espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera óvulos uma vez por mês.

Em ciclos menstruais regulares, o período fértil geralmente ocorre no décimo quarto dia antes da menstruação descer. Dura cerca de seis dias, e é onde o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio em direção ao útero que ao ser penetrado pelo espermatozóide dá início a gravidez.

Como saber se estou no período fértil?

Ao longo da sua duração o ciclo menstrual provoca uma série de alterações no corpo da mulher. E, durante o período fértil não é diferente. A mulher pode sentir alguns sintomas como:

Um leve incômodo no baixo ventre: é uma dorzinha leve na região do baixo ventre e que pode causar um certo incômodo. Ela acontece porque o óvulo rompe a estrutura em que ele está envolvido dentro do ovário.

Secreção semelhante a clara de ovo: durante o período fértil a mulher pode perceber o aumento de secreção na região íntima. Essa secreção fica mais espessa, elástica e levemente esbranquiçada semelhante a clara de ovo. Esse é um sinal de que o corpo está sendo preparado para a fecundação, e essa secreção tem como função facilitar a chegada do espermatozoide até o óvulo.

Aumento da libido: como o corpo está fisiologicamente preparado para fecundação, a natureza dá uma ajudinha a mais aumentando a libido. Não é apenas a libido que aumenta, mas também a produção de feromônios que são as substâncias exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar.

Aumento da temperatura corporal: é comum que o corpo da mulher apresente um leve aumento de temperatura, chamada basal, durante a ovulação. Esse sintoma pode ajudar aqueles casais que estão tentando ter um filho e que precisam identificar quais são os dias mais férteis. A temperatura deve ser monitorada com a ajuda de um termômetro e deve ser medida desde o primeiro dia do ciclo menstrual.

Para aumentar as chances de engravidar, é importante que o casal tenha relações sexuais nos dias que antecedem a ovulação. Pois, o espermatozoide pode sobreviver no organismo por um período de até cinco dias.

Como calcular o período fértil?

Para essa realizar esse cálculo, usando como base um ciclo menstrual regular que tem duração média de 28 dias onde o período menstruação acontece de três a oito dias, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data. 

Porém, muitas mulheres possuem o ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em diferentes intervalos de tempo de um mês para o outro, ou não conseguem identificar quando acontece o seu período fértil. Nesses casos é preciso fazer uma avaliação acompanhada por um médico ginecologista.

Já para os casais que sofrem com algum tipo de infertilidade, a identificação do período fértil é bastante importante para realização da inseminação artificial. Técnica que injeta os espermatozóides dentro do útero da mulher, facilitando a união dos gametas e a formação do embrião.

Se você tem dificuldades para identificar seus dias mais férteis, ou tem dúvidas sobre esse assunto, procure uma equipe especializada em medicina reprodutiva. Nós podemos te ajudar. Agende uma consulta!