Infertilidade? Conheça os tratamentos para te ajudar a engravidar!
Considerada como um distúrbio, a infertilidade pode estar presente tanto no sistema reprodutor feminino quanto no masculino. Na maioria das vezes ela é diagnosticada quando há ausência de gravidez por um período de doze meses de relações sexuais sem o uso de qualquer método contraceptivo.
O diagnóstico também pode se dar a partir de alguma doença que impossibilite a gestação de maneira natural, seja a má formação uterina, a obstrução das trompas e até mesmo alterações nos espermatozóides do parceiro. A infertilidade é uma doença como qualquer outra e deve ser tratada com a ajuda de um especialista.
Procure um especialista em fertilidade
Para identificar o que pode estar provocando a infertilidade do casal é importante buscar um profissional especialista em reprodução humana e iniciar uma investigação a partir de exames específicos. Os exames realizados tanto no homem quanto na mulher possibilitam um diagnóstico mais preciso e assertivo.
O especialista em fertilidade é o profissional que está preparado para lidar com casais que enfrentam problemas para engravidar. Ele analisa e trata de maneira individual cada caso, indicando o tratamento mais adequado e de acordo com o problema enfrentado pelo casal.
Tratamento
Existem vários métodos de reprodução humana dentre eles:
Coito programado: é o método indicado para pacientes que possuem alguma disfunção na ovulação. São receitados medicamentos orais ou injetáveis que induzem a ovulação, e em seguida o paciente é orientado sobre a melhor data para ter relações sexuais.
Inseminação utrauterina: é uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade. Nesse método também são usados medicamentos para indução da ovulação, e no dia adequado os espermatozóides são colocados no fundo do útero da mulher.
Fertilização in vitro: é um procedimento de alta complexidade. Durante um período de dez a doze dias a mulher recebe medicações para induzir o crescimento dos folículos ovarianos onde ficam os óvulos. Quando os folículos atingem o tamanho adequado eles são retirados para junção do óvulo com o espermatozóide. Todo esse procedimento é realizado em laboratório e transferido para o útero da mulher.
Se você ainda tem dúvidas de como lidar com a infertilidade, agende uma consulta com um de nossos especialistas!