Eventos


O que rola em março: marchando juntas contra a endometriose!

25 de março de 2019 por Humana

A endometriose é uma doença crônica que se manifesta quando o endométrio, tecido que reveste a parte interna o útero, se implanta fora do órgão. Sintomas como cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais e infertilidade acometem mulheres que sofrem com a enfermidade.

Em um processo comum, as células do endométrio devem ser eliminadas durante a menstruação. No entanto, ao ser acometida pela doença, algumas dessas células ao invés de serem expelidas, se instalam na cavidade abdominal e até mesmo em outros órgãos.

A endometriose pode se manifestar a partir da primeira menstruação, portanto é essencial o acompanhamento médico desde então. Logo, quanto antes procurar o ginecologista, mais rápido será feito o diagnóstico da doença, por meio de exames laboratoriais e de imagem.

Combate a endometriose

Não há uma forma específica de combate a endometriose, uma vez que suas causas ainda cercam muitas discussões. Todavia, manter hábitos saudáveis amenizam os sintomas da doença, como a diminuição do estresse, por meio de atividades físicas, principalmente as aeróbicas.

Outra forma de combate a endometriose é ficar atenta aos demais fatores de risco, como engravidar após os 30 anos de idade, a má alimentação e a alterações no útero.

Endomarcha

Em março, mulheres de diversas localidades do mundo realizam a Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose. Em 2019, o evento chega a sua oitava edição no dia 30, com o objetivo de buscar por políticas públicas de qualidade voltadas para quem sofre com a doença.

Em Goiânia, a Marcha começará a partir das 9 horas na Praça Cívica e a comunidade goianiense, assim como região metropolitana, está convidada a marchar junta contra a endometriose. Os interessados em participar do evento, podem se inscrever por meio do link (https://bit.ly/2gAXqAn). A participação de toda a sociedade é essencial para a conscientização e o combate a endometriose.

Além de mulheres portadoras da doença, familiares, médicos e colaboradores de diversos centros clínicos como a Humana Medicina Reprodutiva apoiam a realização do evento.

Se ficou interessada em entender um pouco mais sobre a doença, acompanhe a entrevista do Doutor Corival, médico especialista em ginecologia e reprodução humana da Clínica Humana, ao programa Bom dia Go (https://bit.ly/2unZSQC).