Os ciclos da gravidez, onde você está nessa linha do tempo?
O momento tão aguardado chegou, sua gravidez! Os próximos 9 meses serão de muitas mudanças hormonais, psicológicas, financeiras e com certeza várias dúvidas. Separamos, para que fique mais calma e preparada, como serão os ciclos da gravidez.
A cada semana da gestação ocorrem mudanças no desenvolvimento do bebê, por isso vamos entender como cada trimestre é importante.
O primeiro trimestre da gravidez vai da primeira à 12ª semana.
O segundo trimestre vai da 13ª a 28ª semana da gestação.
O terceiro trimestre vai da 29ª à 40ª semana da gravidez.
Ciclos da gravidez
Primeiro Trimestre do ciclo da gravidez
É um momento de risco, principalmente para mulheres que estão esperando o primeiro filho, pois são os primeiros meses de vida do bebê e pode haver aborto espontâneo. Mas também a cada semana que se passa, no primeiro trimestre do ciclos da gravidez, o feto se torna mais forte e assim essa possibilidade diminui.
1° Semana
É o processo normal do ciclo menstrual. A primeira semana começa a ser contada no primeiro dia da menstruação. Nessa semana o corpo da mulher se prepara para a segunda, onde ocorrerá a fecundação.
2° Semana
É o processo de ovulação. O corpo prepara para a fecundação e libera hormônios que permite condições necessárias para gerar o bebê. A fecundação acontece quando o homem ejacula e o espermatozoide fertiliza o ovulo e desce pro útero.
3° Semana
O óvulo fecundado fixa na parede uterina, isso pode fazer com que a mulher perca um pouco de sangue, mas não chega a prejudicar a gravidez. Nessa semana começa a formação da placenta, cordão umbilical, a bolsa amniótica, vitelina e a membrana protetora do interior do útero.
Sintomas como enjoo matinal, sonolência, sensibilidade e dor nos seios, variações emocionais, cólicas e prisão de ventre vão acompanhar a mulher nessas primeiras semanas.
4° Semana
Visto que a produção de hormônios aumenta, a gravidez já pode ser detectada por testes de farmácia, sangue ou urina. No feto, começa a diferenciação de osso, pele, órgãos, olhos e boca. Apesar de ainda não ser detectável, o sexo do bebê já está determinado.
5° Semana
Nessa semana já é possível ouvir os batimentos cardíacos na ultrassom. A alimentação a partir dessa semana é de grande importância, pois tudo que você come vai para o bebê.
6° Semana
A aparência começa a ficar mais semelhante a um bebê. Começa o desenvolvimento de tecido, medula espinhal, queixo e maxilar. O embrião já tem cérebro.
7° Semana
A placenta está em continuo desenvolvimento, assim começa a produção de ligações nervosas. Os rins começam a funcionar, os braços e pernas estão em crescimento. O rosto começa a ganhar forma com olhos, boca, nariz e maças do rosto.
8° Semana
Começa a ligação entre neurônios e os membros, por isso podem aparecer os primeiros movimentos, mesmo que ainda não sentindo pela mãe por conta da distância do feto e o útero.
9° Semana
O embrião passa a ser um feto. Nessa semana, começa a intensificar o desenvolvimento das glândulas mamárias na mãe, os seios podem ficar maiores, mais sensíveis e doloridos ao toque.
10° Semana
Dentro da gengiva, os primeiros dentes estão se formando. O cérebro continua em formação e as feições do rosto começam a se diferenciar e os dedos a se separar.
11° Semana
O coração bate cada vez mais forte. Nas pontas dos dedos já tem unhas se formando. Os desejos da mãe começam a ficar mais intensos e a placenta se assenta no útero e começa o principal papel para o suprimento do bebê, como a troca de circulação sanguínea e a troca hormonal.
12° Semana
Sintomas como grande apetite estão mais aparentes. Os órgãos internos já estão formados e o feto começa a crescer e engordar.
13° Semana
O bebê já pode ouvir os barulhos produzidos pelo corpo da mãe e, lá no fundo, a voz dela. Nesse período é comum os sintomas mais aparentes da gravidez, como náuseas, fadiga e vômitos, diminuírem, e assim começa os momentos alegres da gestação com o 4° mês de gravidez.
Segundo Trimestre do ciclos da gravidez
O risco de aborto diminui e o sexo do bebê pode ser identificado.
14° Semana
A primeira semana do segundo trimestre começa o crescimento de pelos, na sobrancelha e cabelo. O corpo da mulher começa a esticar, por isso algumas estrias podem aparecer. Na barriga aparece uma linha fina e escura, que separa o abdômen em duas partes.
15° Semana
Já é possível identificar o sexo do bebê através da ultrassom. Na mamãe, devido a circulação de sangue e fluidos serem intensas, os pés e tornozelos podem ficar inchados. O útero vai ganhando mais espaço e a compressão da bexiga e intestino é normal.
16° Semana
O bebê consegue sentir as carícias feitas pela mãe na barriga, devido já ter desenvolvido a percepção de luz.
17° Semana
Nessa semana, o bebê se movimenta muito. Mas só em alguns momentos que a mãe consegue sentir. Os enjoos começam a sumir, porém as dores podem aumentar visto que o útero está se expandindo e tomando lugar de outros órgãos.
18° Semana
O coração da mãe trabalha mais rápido que o normal, com isso em determinados momentos, caso levante rápido é possível sentir tonturas. Se deitar um pouco e corrigir o nível de açucar no sangue pode ajudar a melhorar essas tonturas.
19° Semana
Agora o bebê começa a ter seu horário de sono, independente da mãe. A barriga começa a ficar mais pesada e pode se notar algumas mudanças, como o sono, por exemplo. Caso seja uma menina, o sistema reprodutor já esta quase formado. Se for menino, os testículos estão formados e produzindo testosterona.
20° Semana
Devido a essa semana, os movimentos do bebê são grandes. Nessa fase, também é comum a mamãe começar a produzir o colostro, que é o leite das primeiras mamadas do bebê. A mãe pode ganhar de 4 a 6 quilos. A azia pode ser sentido nessa fase, bebidas ou alimentos gelados podem ajudar com o alívio desse sintoma.
21° Semana
Marca o 5° mês da gestação, 147 dias de gravidez. É nessa fase que inchaços podem começar a fazer parte da vida da gestante, por isso, pode ser recomendado exercícios físicos indicados à gestação.
22° Semana
Todos os órgãos estão funcionando, menos o pulmão, porque irá funcionar só na hora do parto. Os traços já estão bem definidos e podem ser vistos na ultrassom, será bem parecido com o bebê que irá nascer.
23° Semana
A barriga só cresce e fica mais aparente. A linha escura fica cada vez mais visível. Quando a mãe fala com o bebê, faz com que ele reconheça sua voz e futuramente possa responder a estímulos referentes a isso, como se acalmar na barriga ou até mesmo chutar em resposta.
24° Semana
Começa o 6° mês da gestação. O bebê dorme quase o tempo todo, mas quando acordado, há movimentos constantes. Esses movimentos fazem com que a mãe tenha muita vontade de ir ao banheiro, tenha dores nas costas, na lombar e dificuldade pra dormir.
25° Semana
Nessa fase da gravidez, o bebê pode ganhar de 30 a 50 gramas por dia. Tem um peso aproximado de 680g e 30 a 33 cm de tamanho. Ainda nessa semana, os movimentos internos do corpo do bebê estão ocorrendo normalmente, além disso ele engole líquido amniótico que percorre todo seu sistema digestivo e é expelido novamente através da bexiga.
26° Semana
O feto consegue sentir com mais intensidade as carícias feitas na barriga, pela mãe, pai ou qualquer outra pessoa. A retenção de líquido é mais comum e se torna um incômodo. A alimentação da mãe deve ser mais nutritiva e variada, por isso os médicos recomendam fazer as refeições menores e a cada 3 horas.
Terceiro Trimestre do ciclos da gravidez
O ultimo trimestre entra no 7° mês da gravidez, onde as futuras mamães começam a preparar o quarto, realizar chás de bebês, fazendo com que a ansiedade só aumente.
27° Semana
O diafragma do bebê treina seus movimentos, que podem ser sentidos pela mãe e associados a um leve soluço, o que é normal. Visto que o útero continua a crescer, o estômago fica comprimido, assim pode ser comum a mãe ter uma sensação de estômago cheio. Varizes, hemorroidas e cãibras podem ser comuns nessa fase, para aliviar procure seu médico.
28° Semana
A comparação de tamanho é de uma berinjela grande, com 38 cm. Dessa forma, o bebê chega no seu primeiro kg. Cada vez com menos espaço, a mãe pode conseguir distinguir um chute de um soco, indicando assim a posição do bebê na barriga. Caso o nome do bebê já estiver escolhido, chame pelo nome, isso fará com que ele reconheça com mais facilidade quando vier ao mundo.
29° Semana
A ingestão de cálcio, pela mãe, é muito importante para a formação dos ossos do feto que ficam cada vez mais fortes. As cãibras serão constantes, para evita-las, é recomendado alimentos com grandes níveis de cálcio, potássio e magnésio. Certamente os alongamentos antes de dormir serão de grande ajuda contra esse mal.
30° Semana
O crescimento fica mais lento, pois faltam só 10 semanas para o parto e o principal objetivo é ganhar peso ideal. A pele se estica e as tão temidas coceiras aparecem. Esse sintoma é normal, procure sempre evitar coçar, e ao invés disso, faça massagens com cremes hidratantes. Os órgãos estão cada vez mais comprimidos e o pulmão é o que mais sofre, fazendo com que tenha dificuldade pra respirar.
31° Semana
O bebê começa a alterar muitas vezes a posição dentro da barriga, virando para baixo, de ponta cabeça, com os joelhos dobrados. A conexão mãe e filho ficam cada vez maior, pois é possível conversar com o bebê e obter resposta, com chutes e empurrões. Nessa fase é necessário se atentar pra sinais de parto pré maturo como:
- Dores nas costas que vem e vão;
- Cólicas parecidas com a da menstruação;
- Barriga dura em alguns lugares;
- Contrações esparsas;
- Perda de líquido;
- Secreção vaginal fora do normal.
32° Semana
8° e o penúltimo mês de gravidez. O bebê reage à dor, ao toque, ao som, à luz e tem paladar. Nessa fase, é normal sentir contrações, a barriga fica mais dura, mas ainda não há dores intensas como as sentidas na hora do parto. O bebê começa a sentir com mais força o sabor dos alimentos que você ingere. Por isso, beba muito líquido e evite comidas muito salgadas.
33° Semana
Nessas últimas semanas, o peso aumenta consideravelmente e a mãe pode sentir isso nas costas e pernas, que sentem dificuldade em sustentar todo o peso. O bebê já está do tamanho de um abacaxi, já são 231 dias de gravidez.
34° Semana
Aplique mais creme hidratante com frequência para manter os níveis de água na pele estáveis. Pois com o aumento da barriga e a grande extensão do útero, os hormônios estão à flor da pele na mãe, fazendo com que surja erupções na pele, mais comum na barriga, seios e quadril. As dores ficam mais comuns, isso indica que os ossos e a musculatura do quadril estão se abrindo.
35° Semana
A ansiedade aumenta nessa fase. O bebê se prepara para a hora do parto e já se posiciona com a cabeça para baixo. As contrações aparecem mais, uma sensação de aperto, onde o útero fica duro por 30 segundos e depois descontrai. Da mesma forma dores abdominais parecidas com cólica são sinais também. Caso esses sintomas tornam-se regulares, de 10 em 10 minutos ou em 5 em 5 minutos, está na hora de ir para a maternidade.
36° Semana
Inicia o 9° mês da gestação. São 252 dias de gravidez, seu bebê está com 51,2 cm de tamanho. A partir dessa semana o bebê pode nascer e ter plenas condições de sobrevivência. Além disso, você deve sentir seu bebê mexer pelo menos 10 vezes durante 12 horas, mais ou menos a partir das 9 da manhã. Caso isso não aconteça, procure seu médico.
37° Semana
Uma grande preocupação nessa fase é a pré-eclâmpsia, que é um aumento excessivo da pressão arterial na gestação, o que pode levar a causar convulsões. Essas convulsões podem deixar sequelas na mãe a na criança, por isso fique atenta aos sintomas, que são: inchaço no rosto e mãos, pressão alta e proteína na urina.
38° Semana
O bebê já está do tamanho de uma jaca. A placenta começa a diminuir suas atividades com a proximidade do parto, parando quase totalmente. Os seios da mãe estão maiores e podem já estar cheios de leite, a pele se estica, ficando assim fina e sensível, sendo possível ver as veias.
39° Semana
Por fim, chegamos na semana em que o bebê já esta pronto para o nascimento. Os pulmões estão completamente desenvolvidos, prontos para respirar. Muitas mães entram em trabalho de parto na 39ª semana, em contraste com isso a criança pode ficar até a 42ª semana de gestação dentro do útero.
40° Semana
Caso chegue a essa semana, não se preocupe, o bebê ainda pode levar duas semanas para continuar aproveitando o conforto da sua barriga. Muitos médicos induzem o parto na 40° ou 41° semanas de gravidez, pois o bebê está acomodado e quentinho.