Saiba tudo sobre a infertilidade feminina
A infertilidade feminina pode ser provocada pelos mais diversos fatores. Eles podem estar relacionados com a idade da paciente, a quantidade e a qualidade dos seus óvulos, fatores genéticos, dentre outros. Por isso é extremamente importante investigar quais são os fatores que estão provocando a infertilidade.
Vale destacar também que a infertilidade não é a impossibilidade de engravidar, mas sim uma dificuldade enfrentada após um longo período de relações sexuais sem o uso de qualquer método contraceptivo.
Causas
Para analisar quais são as causas que estão provocando a infertilidade, a paciente precisa realizar vários exames. Mas, de uma forma geral os fatores mais comuns que estão relacionados à dificuldade de engravidar são:
- Distúrbios hormonais que podem impedir ou dificultar o crescimento e a liberação do óvulo;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Problemas nas trompas ou tubas uterinas que podem ter sido provocados por infecções ou cirurgias;
- Endometriose;
- Mioma uterino;
- Causas genéticas;
- Ligadura das trompas;
- Muco cervical que impede a passagem dos espermatozóides;
- Infecção no colo do útero;
- Fatores relacionados à idade.
A infertilidade feminina pode ser provocada por uma causa específica, por outra que talvez não esteja citada nesse artigo ou e até mesmo pela associação de diferentes causas.
Diagnóstico
A paciente deve procurar um médico ginecologista, relatar os problemas enfrentados para engravidar e fazer todos os exames solicitados. A investigação da causa é feita sempre no casal, e nunca apenas da mulher ou do homem.
Após os exames o profissional será capaz de realizar o diagnóstico, identificar quais são as causas que estão provocando a infertilidade feminina e orientar sobre os tratamentos mais indicados para aquele caso.
Tratamentos
Existem diversos tipos de tratamentos e eles podem ser procedimentos simples apenas com o uso de medicamentos, procedimentos cirúrgicos ou tratamentos de reprodução humana. Em algumas situações o médico pode inclusive recomendar mais de uma opção de tratamento.
Se você está enfrentando problemas para engravidar, agende uma consulta e converse com um especialista!