O que causa a infertilidade masculina?
Vários casais enfrentam dificuldades na concepção de um filho, e ao identificarem esses problemas eles procuram ajuda médica para engravidar. Nesse caso tanto o homem quando a mulher devem passar por uma avaliação a fim de identificar quais são as causas.
A infertilidade não significa a impossibilidade definitiva para ter filhos, ela apenas reduz a capacidade de gerar uma gravidez. Mas, geralmente esse é um estado transitório, ou seja, pode ser revertido com os tratamentos clínicos adequados.
Causas mais comuns da infertilidade masculina
Embora esse seja um assunto pouco comentado, a infertilidade masculina pode ser provocada por diversos fatores. Veja abaixo alguns deles.
Causas Genéticas
- Síndrome de Klinefelter, no qual o homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X;
- Fibrose cística;
- Microdeleções do cromossomo Y;
- Defeitos no receptor androgênico;
- Genes ligados à criptorquidia.
Azoospermia
É a ausência total de espermatozoides no sêmen ejaculado. A azoospermia pode acontecer devido a falência de um dos testículos ou pela obstrução ou ausência dos canais que são responsáveis por levar os espermatozoides do testículo até a uretra.
Infecções
Infecções como a clamídia e a gonorréia podem comprometer diretamente o sistema reprodutivo causando a infertilidade masculina. Ambas são doenças sexualmente transmissíveis que atacam a uretra, e estruturas próximas como testículos e próstata e podem se envolver em estruturas próximas.
Profissões que oferecem risco
Algumas profissões são realizadas em ambientes que prejudicam a saúde reprodutiva do homem. Ambientes que provocam calor excessivo, que envolvam o contato com materiais pesados, solventes e radiação podem comprometer a qualidade do sêmen causando a infertilidade.
Hábitos do dia a dia
A obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, drogas e anabolizantes também podem comprometer a produção de espermatozóides. Esses hábitos alteram a qualidade do sêmen provocam alterações no esperma, e consequentemente diminuem as taxas de fertilização.
Os tratamentos são realizados de acordo com a causa do problema, e pode ser tratada com o uso de medicamentos, hormônios e caso seja necessário com procedimentos cirúrgicos. Mas se você ainda tem dúvidas sobre as causas que provocam a infertilidade masculina, agende uma consulta com um especialista!