Fique por Dentro


O que é a reprodução assistida? Para quem é indicada?

23 de janeiro de 2019 por Humana

A reprodução assistida teve início em 1978 na Inglaterra com o nascimento do primeiro bebê de proveta. Cinco anos mais tarde, a técnica chegou ao Brasil gerando um bebê de proveta com óvulos doados.

O que é a reprodução assistida?

A reprodução assistida é um tratamento que utiliza diferentes técnicas para gerar um bebê sem a necessidade de relações sexuais. É indicada para casais que tenham dificuldades de engravidar devido a infertilidade feminina, masculina ou de ambos, para mulheres que não possuem um parceiro sexual ou para casais homoafetivos que desejam ter um filho.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, a infertilidade humana não é mais impedimento para aqueles que querem constituir uma família e sonham em ter um bebê. Com a reprodução assistida é possível utilizar tanto os óvulos como os espermatozóides do casal como aqueles disponíveis em banco de doadores.

Quando procurar auxílio?

Muitas vezes os casais entram em conflito a fim de descobrir quem é o responsável pela infertilidade. Em muitos casos ambos podem ter problemas de fecundidade, por isso é importante saber o momento certo de buscar ajuda.

Listamos algumas situações que podem ajudar:

  • Quando o casal tem relações sexuais sem a utilização de métodos contraceptivos, por pelo menos duas vezes na semana, e não conseguem engravidar;
  • Quando a mulher tem idade superior a 35 anos;
  • Quando a mulher apresenta menstruações irregulares ou ausentes;
  • Quando a mulher já tenha passado por dois ou mais abortos;
  • Quando o homem tenha algum histórico de infecção prostática;
  • Quando existe histórico de doenças sexualmente transmissíveis em algum dos parceiros;
  • Quando um dos dois possui quadro de doenças crônicas;
  • Quando há histórico de quimioterapia ou radioterapia.

Quer saber se a reprodução assistida é o tratamento mais adequado para o seu caso? Talvez nós possamos te ajudar, agende uma consulta.