Congelamento de Sêmen
Existem muitos métodos para preservar a fertilidade, principalmente a feminina, mas mesmo que a procura desses procedimentos sejam mais das mulheres, muitos homens também estão atrás de alternativas seguras para preservar a fertilidade. Assim o congelamento de sêmen é uma opção para que se mantenha os espermas saudáveis para uma futura gestação.
Alguns tipos de tratamentos de saúde, como o câncer de próstata por exemplo, ou até a idade, podem comprometer a fertilidade masculina. Por isso o congelamento preventivo de sêmen é um procedimento indicado em situações que a capacidade reprodutiva masculina venha a ficar em risco.
De acordo com uma entrevista da Pais&Filhos com a diretora do Pro-Seed – Banco de Sêmen, estudos apontam que a fertilidade de homens com 50 anos é 28% mais baixa que a de rapazes na faixa dos 20. Fora isso, a mobilidade do esperma diminui cerca de 5% a cada ano.
Quando optar pelo Congelamento de Sêmen?
Alguns fatores podem diminuir ou acabar com a fertilidade masculina. Por isso a lista de casos abaixo mostra quando ou em qual situação é indicado o procedimento.
Pré-quimioterapia
Pré-radioterapia
Pré-cirurgia de testículos ou próstata
Pré-vasectomia
Tratamento contra infecções virais
Doenças degenerativas
Baixa concentração de espermatozoides
Casos de varicocele
Profissão de risco, mergulhadores e atletas de alta performance
Exposição a agentes químicos, agrotóxicos e radiação
Disfunção erétil
Ausência prolongada do parceiro
Antes de tratamento de fertilização assistida
Preservar a capacidade fértil em seu ápice, enquanto jovem, devido à queda natural da fertilidade com a idade, stress e estilo de vida
O processo do congelamento
O congelamento dos espermatozoides é mais simples do que o congelamento de óvulos, procedimento realizado em mulheres. São praticamente três passos simples:
- Coleta do esperma por meio de ejaculação. Para evitar contaminação exterior e também ter a máxima velocidade no tratamento da amostra, este procedimento é realizado em uma sala privada dentro da clínica.
- No laboratório de andrologia da clínica de reprodução humana, o sêmen passa por um tratamento que permite o congelamento ultrarrápido. Assim garante uma alta taxa de sobrevivência dos espermatozoides ao descongelar.
- Após congelados, os espermatozoides são mantidos em um recipiente a temperatura de 196º negativos e podem permanecer por quanto tempo o homem considerar necessário.
Por fim, quando os espermas forem descongelados para uma fecundação, será necessário um tratamento de fertilização in vitro que irá introduzir o espermatozoide diretamente no óvulo.