Saúde


O que é a Fertilização In Vitro e como ela funciona?

18 de março de 2019 por Humana

A gravidez é um processo natural que acontece após a fecundação do espermatozoide no óvulo e resulta na concepção de um novo ser. Contudo, há casais que sofrem certas dificuldades para engravidar, seja devido a problemas de infertilidade ou por não conseguir pelos meios naturais. Devido a isso, recorrem a diferentes métodos de reprodução, dentre elas a fertilização in vitro (FIV).

O que é a FIV?

A fertilização in vitro consiste em uma técnica onde a fecundação é induzida por meio de processos laboratoriais. Ao optar por esse procedimento, tanto o homem quanto a mulher são submetidos a uma série de exames.

A técnica foi realizada pela primeira vez na década de 70, na Inglaterra e resultou no nascimento de Louise Brown, o primeiro bebê de proveta.

Como a FIV é realizada?

O procedimento consiste na remoção de óvulo do ovário da mulher e posterior, fecundação com um espermatozoide no laboratório. Depois de fertilizado, o óvulo é implantado na trompa uterina da mulher para que se desenvolva.

A fertilização, no entanto, pode acontecer de duas formas, seja da maneira clássica, onde os espermatozóides são colocados em contato com o óvulo, e assim começa a fecundação natural com a corrida até o óvulo, onde literalmente o mais forte se sobressai. Por outro lado, a reprodução também pode ocorrer pela injeção intracitoplasmática, caracterizada pela injeção do gameta masculino no feminino.

Durante o processo diversos embriões podem ser gerados e quanto maior a idade da mulher, menor é a chance do embrião se fixar, neste caso inclusive, existem algumas formas de se preservar a fertilidade. No entanto, com o fato de vários embriões poderem ser gerados, a fertilização in vitro pode resultar ainda em uma gestação múltipla.

Para evitar que isso aconteça, o Conselho Federal de Medicina estabeleceu uma quantidade determinada de embriões por gestação e à  inserção deles no útero da mulher dependerá de sua idade. Sendo assim, 2 embriões podem ser inserido em mulheres com até 35 anos, aquelas com idades entre 36 e 39 podem receber até 3 embriões e as com 40 ou mais podem receber 4 embriões.

Gostou do nosso conteúdo e quer aprender ainda mais? Então acompanhe nosso blog! Todo mês tem pelo menos dois conteúdos novos para você. Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso material nas redes sociais!