Informativo


Tratamentos para a infertilidade

28 de junho de 2019 por Humana

A infertilidade atinge vários casais em todo o mundo. E, embora existam diversos tratamentos é importante destacar que eles sejam realizados apenas após aconselhamento médico para evitar problemas, expectativas e frustrações no casal.

Os tratamentos atuais para infertilidade contam com tecnologia de ponta, mas um dos fatores mais importantes e que devem ser observados é a idade da mulher que realizará o procedimento. A partir dos 35 anos de idade a fertilidade delas diminui consideravelmente o que acaba sendo determinante para as taxas de sucesso de qualquer um dos tratamentos.

Existem diferentes opções de tratamentos para a infertilidade, e nós falaremos sobre alguns deles a seguir. 

Fertilização In Vitro ou FIV

Nesse tipo de tratamento a fecundação do óvulo pelo espermatozóide é feita em um laboratório e fora do corpo da mulher. Os óvulos são removidos utilizando uma técnica de aspiração e colocados junto com os espermatozóides do parceiro ou de um doador, e a partir daí a fecundação ocorre naturalmente. 

Em seguida os óvulos fertilizados são implantados dentro do útero. Esse é um procedimento que dura cerca de duas semanas, e após um determinado período o médico pode solicitar exames para verificação se o procedimento foi ou não bem sucedido.

Inseminação intrauterina

Nessa técnica os espermatozoides são inseridos dentro do útero da paciente, geralmente em um período de até 36 horas após a ovulação. É considerado um procedimento de baixa complexidade e pode ser classificado de acordo com a origem do sêmen, ou seja, IAP caso a inseminação seja realizada com o sêmen do parceiro e IAD caso a inseminação seja com sêmen de algum doador.

Injeção de gametas

É um procedimento bem semelhante ao da FIV, e é indicado quando o casal já realizou vários ciclos de FIV e não obtiveram êxito. Nesse tratamento para a infertilidade o sêmen é colhido, com anestesia, diretamente do tecido testicular para selecionar os espermatozóides que serão introduzidos no óvulo. 

Quer saber mais sobre os tratamentos para infertilidade? Nós podemos te ajudar. Agende uma consulta!