Informativo


O que causa a infertilidade masculina?

19 de junho de 2019 por Humana

Vários casais enfrentam dificuldades na concepção de um filho, e ao identificarem esses problemas eles procuram ajuda médica para engravidar. Nesse caso tanto o homem quando a mulher devem passar por uma avaliação a fim de identificar quais são as causas.

A infertilidade não significa a impossibilidade definitiva para ter filhos, ela apenas reduz a capacidade de gerar uma gravidez. Mas, geralmente esse é um estado transitório, ou seja, pode ser revertido com os tratamentos clínicos adequados.

Causas mais comuns da infertilidade masculina

Embora esse seja um assunto pouco comentado, a infertilidade masculina pode ser provocada por diversos fatores. Veja abaixo alguns deles.

Azoospermia

É a ausência total de espermatozoides no sêmen ejaculado. A azoospermia pode acontecer devido a falência de um dos testículos ou pela obstrução ou ausência dos canais que são responsáveis por levar os espermatozóides do testículo até a uretra.

Infecções

Infecções como a clamídia e a gonorréia podem comprometer diretamente o sistema reprodutivo causando a infertilidade masculina. Ambas são doenças sexualmente transmissíveis que atacam a uretra, e estruturas próximas como testículos e próstata e podem se envolver em estruturas próximas.

Profissões que oferecem risco

Algumas profissões são realizadas em ambientes que prejudicam a saúde reprodutiva do homem. Ambientes que provocam calor excessivo, que envolvam o contato com materiais pesados, solventes e radiação podem comprometer a qualidade do sêmen causando a infertilidade.

Hábitos do dia a dia

A obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, drogas e anabolizantes também podem comprometer a produção de espermatozóides. Esses hábitos alteram a qualidade do sêmen provocam alterações no esperma, e consequentemente diminuem as taxas de fertilização.

Os tratamentos são realizados de acordo com a causa do problema, e pode ser tratada com o uso de medicamentos, hormônios e caso seja necessário com procedimentos cirúrgicos. Mas se você ainda tem dúvidas sobre as causas que provocam a infertilidade masculina, agende uma consulta com um especialista!