Fique por Dentro


Quais as chances de ter gêmeos?

28 de setembro de 2018 por Humana

Essa é a dúvida e o desejo de muitas mamães, embora as chances sejam variáveis, a gravidez de gêmeos pode ocorrer devido a heranças genéticas ou mais frequentemente naquelas mulheres que são submetidas a tratamentos de reprodução assistida.

A reprodução assistida eleva as taxas de sucesso de uma gravidez gemelar, pois durante o tratamento são implantados mais de um óvulo fecundado no útero da mãe, e quanto maior esse número maiores são as chances. Veja mais alguns fatores que podem aumentar essa probabilidade.

Herança genética

Uma das razões que podem influenciar uma gravidez gemelar ou múltipla, de forma natural, é a herança genética. Se no histórico familiar existem um ou mais casos, há uma grande possibilidade de se herdar o gene da hiperovulação. Algumas mulheres já possuem essa predisposição para uma dupla ovulação, facilitando assim a fecundação de dois ou mais óvulos ao mesmo tempo.

Interrupção da pílula anticoncepcional

Não há uma comprovação científica, mas nos primeiros meses após a interrupção do uso da pílula, o corpo da mulher ainda estará em adaptação, e pode ocorrer um estímulo maior para a formação de óvulos proporcionando uma pequena chance para a gestação de gêmeos.

Idade da futura mamãe

Após os 30 anos de idade a mulher tende a produzir mais de um óvulo maduro em seus ciclos menstruais. Isso acontece porque a função ovariana diminui drasticamente e o organismo começa a produzir maiores quantidades do hormônio FSH, folículo que estimula o crescimento dos óvulos. Naturalmente os riscos de aborto, problemas gestacionais e anormalidades cromossômicas também aumentarão.  

A gestão de gêmeos exige um pouco mais de atenção dos pais que devem estar preparados para qualquer complicação como prematuridade e baixo peso dos bebês. As mamães devem realizar acompanhamento médico periódico para que não haja riscos de aumento da pressão arterial, diabetes, anemia e até mesmo depressão pós-parto.

Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe as suas dúvidas nos comentários!